quinta-feira, 18 de agosto de 2011

TEUTÔNIA RENOVA PROJETO AGROECOLOGIA E SAÚDE COM O CAPA





O prefeito de Teutônia Renato Airton Altmann e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Fernando Rückert, receberam, na manhã desta quinta-feira, dia 11 de agosto, uma comitiva do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) para a renovação do convênio que mantém o projeto Agroecologia e Saúde. Estiveram presentes o coordenador Sighard Hermany; os pastores Leonídeo Gaede, Erno Feiden e Huberto Kirchheim; e o engenheiro agrônomo Lauderson Holz.
“Este projeto é muito importante, porque leva, às nossas comunidades, conhecimentos e técnicas de aproveitamento de chás e outros produtos naturais para uma saúde preventiva”, destacou o prefeito Renato Altmann, enfatizando a parceria com o CAPA. A entidade promove atividades com 13 Grupos de Saúde Comunitária.
O programa Agroecologia e Saúde tem o propósito de promover a produção ecológica de alimentos e estimular a saúde comunitária. Todas as semanas, a equipe de profissionais do CAPA reúne-se com um dos nove Grupos do Lar do interior e da zona urbano, repassa orientações às Agentes Comunitárias de Saúde, capacita merendeiras das escolas e desenvolve oficinas com crianças, adolescentes e adultos usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Nesses encontros são trabalhadas: técnicas de produção de alimentos (horta e pomar) utilizando os princípios da agroecologia (sem uso de insumos químicos); palestras de orientação e esclarecimentos sobre temas específicos; utilização de ervas medicinais e essências (óleos, xaropes); aproveitamento de recursos naturais para a prevenção da saúde; produção de alimentos (pães, doces, sucos, geleias, etc) com produtos agroecológicos.
O secretário Luiz Fernando Rückert enfatiza que “percebemos uma evolução no número de participantes destes programas agroecológicos, o que reforça o acerto da parceria, pois muitas pessoas procuram alternativas saudáveis de se alimentar e se prevenir na saúde”.
O prefeito Renato Airton Altmann mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos. “É uma questão cultural e a mudança é lenta. O enfoque da agroecologia é importante porque faz bem para o povo, e representa um trabalho voltado à saúde preventiva. E quanto mais saudável a população, menos investimentos em saúde curativa, que deve ser o último recurso. Estamos trabalhando com prevenção e os resultados demoram um pouco a aparecer, mas são muito mais confiáveis e duradouros”, estima.
O programa Agroecologia e Saúde foi instituído em Teutônia no mês de maio de 2009 e foi o primeiro Município do Vale do Taquari a aderir à proposta. Desde então são desenvolvidos trabalhos voltados a esta linha de produção de alimentos, englobando as secretarias de Saúde e Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente, e Educação.



FOTOS:
Assinatura de renovação do programa Agroecologia e Saúde com o CAPA

Crédito: Lucas Leandro Brune/Divulgação AI
Assessoria de Imprensa
Administração Municipal de Teutônia 2009 a 2012
admtt2009a2012@yahoo.com.br
www.teutonia.com.br
Lauderson Holz
Engº Agrônomo
(051)3762 2988

Nenhum comentário:

Postar um comentário