sábado, 3 de setembro de 2011

A ARTE DE CULTIVAR A TERRA


Olá amigos leitores, me apresento mais uma vez, aqui neste espaço, para apresentar um pequeno artigo referente a temas ligados à agricultura.
No final do mês passado foram comemoradas duas datas muito significativa para a região e os agricultores. Dias 25 e 28 de julho, Dia do Colono e Dia do Agricultor.
O Dia do Colono tem um significado muito importante aos descendentes de alemães que vivem no Brasil. Esta data relembra a chegada dos primeiros imigrantes alemães que chegam a São Leopoldo com o objetivo de “colonizar”, ocupar as terras da região. Daí o termo Colono.
Já as comemorações do Dia do Agricultor tiveram inicio a partir de 1960. Data instituída pelo, então, presidente da republica Juscelino Kubitschek que leva em consideração os seguintes aspectos para a data: primeiro centenário do Ministério da Agricultura do Brasil; homenagem aos agricultores pela sua contribuição a prosperidade do país e; ser de justiça reverenciar aqueles que se dedicam ao cultivo da terra.
A agricultura, arte de cultivar o campo, cuidar das plantas para produzir alimentos é o dia a dia do agricultor. Aquele que cuida da lavoura, das plantas. Trabalho nobre este de produzir o sustento da família e prover alimentos para muitas outras pessoas mais que residem nos centros urbanos.
O alimento é uma das necessidades básicas das pessoas, sendo assim o cuidado na produção deve ser especial. São cuidados para não danificar o alimento no seu manuseio, cuidado para não ocorrer contaminações por fungos e bactérias, mas principalmente com agrotóxicos.
O alto índice de contaminação de alimentos com agrotóxicos tem sido motivo de preocupação de órgãos ligados a saúde pública. Estudos têm indicado que muitos alimentos estão com os níveis residuais de agrotóxicos muito acima do permitido para a cultura e, em muitos casos a presença de resíduos de substancias não permitida para a cultura.
Com estes elementos quero chamar a atenção para a importância de ser agricultor, da arte de cuidar e cultivar o campo para a produção de alimentos, com seus conhecimentos e o que está acontecendo cada vez mais onde o agricultor tem se tornado um produtor de produtos sem se preocupar com quem vai consumir este produto na outra ponta.
Assim quero resgatar a importância de produzir alimentos de qualidade, livre de agrotóxicos, respeitando o meio ambiente e com manejo sustentável. Resgatar o significado do termo e parabenizar a todos os agricultores que se dedicam a esta importante missão que é produzir alimentos.
Lauderson Holz
CAPA Santa Cruz – Exten

Nenhum comentário:

Postar um comentário