quarta-feira, 4 de maio de 2011

Manejo de árvores frutíferas

 Olá caros leitores.Estou mais uma ocupando este espaço para compartilhar informações e dicas importantes a respeito da agricultura.
Estamos no período do inverno, momento em que muitas atividades começam a ser planejadas ou executadas na produção agropecuária. É o preparo do solo para o plantio do milho e feijão e também a estação mais apropriada para realizar atividades nos pomares.
Devido a importância deste manejo a ser realizado nas árvores frutíferas nesta época que estamos é que passo a descrever sobre algumas praticas com o objetivo de melhorar a produção dos pomares.
A poda tem como objetivo remover galhos secos, galhos que estão sobrepostos ou no centro da planta e que tem apenas crescimento para o alto e não produz frutas. Os galhos a serem cortados são identificados pelas características de crescimento vertical e no centro da copa da planta. A permanência deles irá ocasionar um sombreamento excessivo dentro da copa da frutífera.
A incidência de raios solares no interior da copa das árvores frutíferas favorece a formação de frutas com qualidade em aspectos visuais e de sabor. O sombreamento excessivo favorece o desenvolvimento de doenças, musgos e liquens no tronco da planta.
De maneira geral este tipo de poda é feito nas árvores de frutas cítricas (laranjas e bergamotas.
Em outras espécies como o pessegueiro, ameixeira, e figueira além da poda para a eliminação dos ramos posicionados verticalmente ainda se faz a eliminação de galhos menores que estão posicionados verticalmente para cima. No caso da figueira e videira deve-se fazer uma poda curta, ou seja, aquele ramo que cresceu no último ano deve ser podado curto, deixando de uma a duas gemas (olho) onde sairá um novo broto e produzirá na próxima safra.
Associada a poda atividade a ser realizada nos meses de inverno é a adubação dos pomares. Esta adubação deve ser feita por meio da aplicação de esterco curtido ou fermentado, de preferência esterco bovino, distribuída num raio de dois a três metros ao redor da planta. Após a distribuição fazer uma leve incorporação do esterco no solo (misturar o esterco com o solo). Para plantas novas esta prática é ainda mais importante.
Ainda menciono que estamos na época mais apropriada para o plantio de mudas de frutíferas. Se você ainda não tem ou pensa em ampliar seu pomar então, mãos a obra e escolher um local protegido dos ventos frios e que tenha uma boa incidência solar, preparar as covas com uma boa adubação e adquirir mudas de boa qualidade.
Nestes meses frios do ano dediquemos algumas horas para trabalhar no pomar, fazendo uma poda, colocando adubo ou plantando mais árvores. E nem mencionei o plantio de adubos verdes no pomar. Enfim, este tema já foi abordado em outro momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário