quarta-feira, 4 de maio de 2011

PLANTAS CONDIMENTARES, ELAS TEMPERAM E CURAM.

     Com a atual modernidade da indústria alimentícia, aliado a praticidade e a “falta de tempo” em preparar os alimentos, surgem os temperos/saches prontos. Produtos de composição altamente química e sem nenhum valor nutricional, fornecendo riscos à saúde. As pessoas perderam o hábito ou ainda podemos dizer o costume de usar temperos antes cultivados em suas pequenas hortas ou vasos.
De fácil cultivo, plantas que normalmente usamos só como tempero, são uma contribuição para a nossa saúde. Pequenas doses diárias fornecem vitaminas e sais minerais para aumentar o valor nutricional dos alimentos. Muitos temperos não têm utilidade só na cozinha, as plantas condimentares também têm propriedades capazes de amenizar problemas leves.

n           ALECRIM Rosmarinus officinalis: na culinária para temperar molhos de saladas, carnes, frangos, peixes, vinhos e vinagres condimentares. Na saúde melhora a circulação sanguínea, auxilia no processo digestivo e externamente combate a caspa.
n  CANELA Cinnamomum zeylanicum: na culinária em pau é utilizada para compotas e outros doces caseiros; em pó é polvilhado sobre arroz doce, mingau, biscoitos. Em pratos salgados é recomendada, em pau nas sopas de carne ou de frango; em pó, sobre presunto, bacon e carne assada. Na saúde estimulante, problemas estomacais leves (tipo queimação e azia), afrodisíacas e anti-sépticas.
n   CEBOLINHA Allium SP: na culinária as folhas picadas são usadas para temperar saladas, maioneses, sopas, omeletes e molhos em geral. Na saúde: é riquíssima em vitamina C, contribuindo para o aumento da imunidade, problemas estomacais leves ( tipo má digestão, e azia), problema cutâneo como acne.
n  ENDRO Anethum graveolens: na culinária: as sementes e as folhas frescas são utilizadas para temperar ovos, conservas, frangos, carnes, embutidos (lingüiças e salames) batatas e sanduíches. Na saúde: combate problemas digestivos incluindo indigestão, cólicas e flatulência (gases).
n  ERVA-DOCE Pimpinella: na culinária as sementes são usadas em panificação, pastelaria, balas, compotas, sanduíches, sopa e em pratos a base de peixe. As folhas são usadas em saladas e molhos de peixes e em sucos.  Na saúde tosse leve tipo alérgica, indigestão, gases, cólica. É muito utilizada também em cremes, cosméticos, sabonetes e xampu, devido sua ação relaxante e calmante.
n  FUNCHO Foeniculum vulgare: na  culinária  balas, em compotas, bolos,  bolachas e sucos(folhas). Pode ser usada em alguns molhos do tipo agridoce. Na saúde: cólica intestinal, externamente em gargarejos, nas irritações leves da garganta e gengivas.
n  HORTELÃ Mentha SP: na culinária  as folhas  frescas podem ser incluídas em bebidas geladas, saladas-de-frutas e para aromatizar licores.  Na saúde ação digestiva, em resfriados auxilia na recuperação e ajuda em casos de intestino preso (constipação).
n  LIMÃO Citrus SP: na culinária o suco é utilizado em limonadas e outras bebidas alcoólicas em molhos para saladas e em marmeladas. A casca também é empregada em doces e bolos. Na saúde tem ação digestiva, depurativo (limpa) do sangue, cicatrizante, anti-séptico, combate males da garganta e resfriados.
nMANJERICÃO Ocimum sp : na culinária em molhos, omeletes, galinhada, carreteiro, ensopados de carnes, peixes e frangos, Pão temperado, bolachas  salgadas sal temperado e saladas. Na saúde: contra gases intestinais, estimulante do organismo e ação digestiva.
n  MANJERONA E ORÉGANO origanum sp: na culinária temperar feijão, molhos, sopas, embutidos, bolachas salgada, pizzas, carnes e molhos em geral. Na saúde: cólicas intestinais, problemas estomacais leves e insônia.
n  MELISSA Melissa officinalis: na culinária as folhas frescas dão um sabor alimonado em saladas, sopas, molhos, vinagres de ervas, saladas de fruta, sucos  e em peixes. Na saúde: em casos de má digestão associada a tensão nervosa, ansiedade, dores de cabeça por tensão e insônia.
n  PIMENTA Capsicum spp: na culinária  as pimentas são preparadas em forma de picles, com vinagre, sal e às vezes um pouco de óleo. Utiliza-se o molho para apimentar molhos de peixes, frango e carne ensopada. Algumas pessoas usam para temperar carnes e embutidos. Na saúde auxilia na digestão, ativa a circulação sanguínea, reduz colesterol. Quem sofre de hemorróidas não deve consumir este tempero.
n  SALSA Petroselinum crispum: na culinária serve para temperar molhos, manteigas, saladas, sopas, omeletes, biscoitos e pães. Na saúde indigestão, cólica e dores articulares externamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário